sexta-feira, 13 de junho de 2008

Aspectos Econômicos do Canadá


Em tempos coloniais, a economia do Canadá era dominada pelo setor primário — primeiramente, a caça, comércio de peles e pesca, que começaram no século XVII, pela agricultura, que passou a ser praticada a partir do século XVIII, e pela mineração, a partir do século XIX. Estas ainda são relativamente importantes no Canadá, sendo uma fonte de renda importante para uma pequena parcela da população do país. Porém, desde a Primeira Guerra Mundial, o grande crescimento dos setores de manufatura, mineração e de serviços e comércio transformaram o Canadá de uma economia primariamente rural em uma primariamente industrial e urbana — fazendo do setor terciário — comércio e serviço — a maior fonte de renda do país, seguida pelo setor secundário — indústria, mineração e manufatura.
Atualmente, o Canadá possui uma das maiores e mais desenvolvidas economias do mundo. O produto interno bruto PPC do Canadá é de cerca de 1,077 trilhão de dólares, o 11° maior do mundo, enquanto a renda per capita nacional é de 34 273 dólares, 7° maior do mundo. O seu PIB nominal é de 1,1 trilhão de dólares, 8° maior do mundo, enquanto que seu PNB PPC é de 1,051 trilhão de dólares, 9° maior do mundo. Como uma sociedade industrial influente e de alta-tecnologia, o Canadá hoje lembra os Estados Unidos em seu sistema econômico orientado pelo mercado, modelo de produção, e os altos padrões de vida. Desde 2001, o Canadá não tem sido afetado por depressões financeiras, possuindo a melhor performance econômica dos países da G8.
A economia do Canadá é baseado no capitalismo. O país possui uma das mais influentes economias mundiais. Favorecido pela proximidade aos Estados Unidos da América, e através do tratado de FTA (Acordo de Livre Comércio dos Estados Unidos e Canadá de 1989), posteriormente NAFTA (Acordo de Livre Comércio da América do Norte de 1994, que levou à inclusão do México ao FTA). Este acordo gerou um crescimento dos laços comerciais, e da integração econômica com os Estados Unidos.
O setor primário do Canadá — agricultura, pesca e silvicultura — é responsável por 3% do PIB do país, e emprega um total de aproximadamente 675 mil pessoas.
O setor secundário — manufatura, construção e mineração — responde por 30% do PIB do Canadá. A manufatura de produtos industrializados é responsável sozinha por 18% do PIB canadense, e emprega aproximadamente 2,3 milhões de pessoas. Construção é responsável por 5% do PIB nacional, empregando 820 mil pessoas, e a mineração é responsável por 4% do PIB nacional, e emprega cerca de 285 mil pessoas.
A maior parte do PIB do Canadá provém de seu setor terciário — comércio e serviços, que são responsáveis por 67% do PIB do Canadá. Serviços comunitários e pessoais são responsáveis por 22% do PIB, e empregam 5,7 milhões de pessoas, enquanto o setor financeiro e imobiliário responde por 19% do PIB do país, empregando cerca de 870 mil pessoas. Já o comércio por atacado e varejo responde por 11% do PIB do Canadá, gerando aproximadamente 2,3 milhões de postos de trabalho. Existem três bolsas de valores no Canadá, uma em Toronto — a principal do país — uma em Montreal e uma em Vancouver. A capital financeira do Canadá é Toronto.
Um grande problema na economia do Canadá é a falta de profissionais reconhecidos, de alta educação, no país — muitos profissionais que estudam no Canadá deixam o país para trabalhar nos Estados Unidos, atraídos por melhores salários e menores impostos. Ao mesmo tempo, profissionais qualificados de outros países imigram para o Canadá, mas seus diplomas de ensino superior não são muitas vezes reconhecidos no Canadá.

Aspectos Econômicos da África do Sul


A África do Sul tem uma economia de mercado que se baseia nos serviços, na indústria, na exploração mineradora e na agricultura.
As principais riquezas do país encontram-se sobretudo nos recursos minerais, como o carvão, o cobre, o manganês, o ouro, a cromita, o urânio, o ferro e os diamantes. No entanto, a exploração de minérios é liderada pela extracção do ouro.
Ela também possui uma forte base agricola. O clima temperado e a grande superfície de terras férteis permitem grande superfície de culturas e abundantes colheitas. Com o final do regime do Apartheid a classe política emergente falhou em impôr um sistema de reforma agrária de forma a equalizar a posse de terras entre a minoria branca e a maioria negra, mas isso ainda não se veio a verificar.

O elemento-base da subsistência da população é o milho, ali chamado mealie.
Os principais parceiros comerciais da África do Sul são os EUA, a Itália, o Japão, a Alemanha, Holanda, Brasil e o Reino Unido.
A África do Sul apresenta o safári pela savana africana como um dos seus principais destinos, mas outros atrativos como parques nacionais, turismo de negócios e veraneio no litoral (ex. Cidade do Cabo, Durban, Port Elizabeth, entre outros), complementam a oferta de destinos do setor turístico.