sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Aspectos Físicos Naturais do Canadá




Relevo
Quase metade da superfície do Canadá é ocupada pelo chamado "escudo canadense" , terreno primitivo que abrange mais de 4 milhões de km² no nordeste da América do Norte . Trata-se de uma vasta plataforma , pouco elevada e de relevo pouco acidentado. É deprimido no centro, alteado nas bordas e formado por rochas cristalinas muito antigas, procedentes de um maciço pré-cambriano destruído pela erosão e transformado depois em planície.
Clima
O sul do Canadá possui um clima temperado, com quatro estações bem definidas, enquanto o norte do país possui um clima polar, com invernos longos e muito frios, e verões curtos e frios. Os invernos do país são frios, e todo o país está à mercê de tempestades de gelo, embora algumas regiões sofram mais deste problema do que outras. Temperaturas podem chegar facilmente a um mínimo de -50°C no extremo norte do país. A temperatura mais baixa já registrada, -63°C, na América do Norte foi registrada em Snag, Yukon. Já os verões do país tendem a ser quentes no sul do país (máximas de 30°C-35°C no leste, de 25°C a 30°C no oeste do país, e de 35°C a 42°C no interior do país.


Aspectos Físicos Naturais da África do Sul



Geografia Física
O país tem aproximadamente dois mil quilômetros de costa, sendo dois terços no oceano Índico e o restante no Atlântico. Do litoral para o interior, sucedem-se uma estreita faixa formada por terras baixas, uma escarpa que atinge 1.600m de altitude e finalmente um planalto central. A escarpa é mais acentuada na parte oriental, perto do oceano Índico. Ali se eleva a cordilheira de Drakensberg, onde se localiza o ponto culminante do país, o pico Thahana Ntlenyana, com 3.482m. A região interior é de chapadas a pique, alternadas com longos espigões, que lembram a estrutura do sul do Brasil. O planalto domina o relevo do país, que tem quarenta por cento do seu território acima de 1.200m de altitude. Nas plataformas costeiras, o clima varia devido à corrente marítima fria de Benguela, e à de Moçambique, quente. Em seu conjunto, o país tem um clima temperado, exceto no extremo norte, de características tropicais. A temperatura média é de 16o C na Cidade do Cabo, 19o C em Pretória e 20o C em Durban. As geadas são freqüentes no inverno e a estação chuvosa vai de outubro a abril. As chuvas são mais intensas na costa leste e ao longo da cadeia de Drakensberg. Todo o território do país é sujeito a secas. A África do Sul é também a parte do continente mais afetada pela erosão dos solos, exceto em suas áreas desérticas. Há cinco tipos de vegetação no país: floresta, no litoral oriental e meridional e nas áreas montanhosas; savana (bushveld), formada de mato espinhoso e erva no verão, na parte oriental das províncias do Cabo, Natal e Transvaal; campos (veld), nas áreas elevadas e frias; semidesértica, especialmente no Karroo, e desértica em Kalahari e Namib; e maquis, vegetação mediterrânea, no extremo sul do país. A fauna é rica, embora a caça e a urbanização tenham provocado a extinção de numerosas espécies. Por outro lado, uma política de conservação iniciada no fim do século XIX levou à criação de parques nacionais e reservas de caça provinciais, que proporcionaram certa proteção. O mais importante é o parque nacional de Kruger, no Transvaal. Dentre os carnívoros, destacam-se o leão, o leopardo, a hiena e o chacal. No litoral sul, aparecem eventualmente elefantes. Girafas, hipopótamos e búfalos encontram-se apenas no norte do país; veados, no nordeste; e antílopes, em todo o território sul-africano. A maior parte dos rios possui regime temporário e percurso reduzido. Aqueles que deságuam nos oceanos são navegáveis apenas por alguns quilômetros a partir da foz. Os rios mais importantes são o Orange (2.092km), que desemboca no Atlântico, seu afluente, o Vaal (1.206km), e o Limpopo, que deságua no Índico.

Clima
O clima varia entre uma pequena zona de clima mediterrânico, no extremo sul, na região do Cabo, a desértico a noroeste. No Drakensberg há áreas com clima de montanha.Uma localização subtropical, moderada pelo oceano em três flancos do país e a altitude do planalto interior são os factores responsáveis pela temperaturas quentes tão típicas da África do Sul – e de que os estrangeiros que visitam muito gostam. É um país relativamente seco, com uma queda de chuva média anual de cerca de 464 mm (comparado com a média mundial de cerca de 860 mm). O Cabo Ocidental é a parte mais chuvosa durante o Inverno, mas o resto do país é geralmente uma região com chuvas no Verão.Por outro lado, as temperaturas tendem a ser mais baixas do que em outros países em idênticas latitudes – é o caso da Austrália, por exemplo – devido sobretudo a uma altitude maior relativamente ao nível do mar.No planalto interior a altitude – Joanesburgo está situada a 1.694 metros – mantém as temperaturas médias de verão abaixo dos 30ºC. No Inverno, pela mesma razão, as temperaturas nocturnas podem descer quase a zero e em alguns sítios mais do que isso.As regiões costeiras são por isso as mais quentes durante o Inverno. Existe, no entanto, um contraste grande entre as temperaturas na costa leste e oeste, devida respectivamente às correntes quentes das Agulhas e frias de Benguela que varrem as costas.


Fauna e Flora
A flora da África do Sul é muito diversificada, encontrando-se uma paisagem mediterrânea nas zonas costeiras, as florestas tropicais ao longo dos rios , as savanas no altiplano e a estepe semidesértica na região do Kalahari.
Uma das maiores preciosidades sul-africanas é sua fauna, que constitui-se de vários tipos de aves, répteis e mamíferos de pequeno, médio e grande porte, destacando-se, dentre esses, os “cinco grandes” (elefante, rinoceronte, búfalo, leão e leopardo). Para preservar essa riqueza animal, foram criadas algumas reservas provinciais e parques nacionais, sendo o Kruger National Park o principal deles.