sexta-feira, 30 de maio de 2008

Política do Canadá


O Canadá é uma federação, uma monarquia constitucional e uma democracia parlamentar, membro da Commonwealth. O Canadá é um Estado independente, autogovernado, e que, pelo Estatuto de Westminster, possui status igual ao do Reino Unido. O sistema de governo do Canadá combina uma forma federalismo de governo com um Gabinete. A forma federal de governo possui suas raízes históricas nos Estados Unidos da América, enquanto o sistema de gabinetes do Canadá foi baseado no sistema de gabinetes do Reino Unido.
O chefe de Estado do Canadá é o monarca reinante do Reino Unido, atualmente, a Rainha Isabel II. Ela é representada no Canadá por um governador-geral. O governador-general, por seu papel como representante direto do monarca reinante do Reino Unido, é por vezes considerado o chefe de estado do Canadá. Porém, ambos possuem um papel apenas simbólico no governo do Canadá. O chefe de governo do Canadá é o primeiro-ministro, atualmente, Stephen Harper.
Como uma federação, o Canadá é subdividido em dez províncias e três territórios. Cada província possui seus próprios governos, que têm uma certa autonomia em relação ao governo federal. Os territórios também possuem administração própria, mas com menos autonomia do que as províncias.
O Gabinete do Canadá unifica o Poder Legislativo e o Poder Executivo do Canadá. O primeiro-ministro do Canadá e todos os membros do Gabinete são geralmente membros da Câmara dos Comuns. Ocasionalmente, um Senador (membro do Senado do Canadá pode ser membro do Gabinete. O primeiro-ministro do Canadá é considerado responsável por todas as suas ações na e para a Câmara dos Comuns. Se a Câmara dos Comuns reprovar uma amenda importante, criada pelo partido político em poder - do qual o primeiro-ministro é líder - ou se a Câmara dos Comuns decidir por uma votação de no confidence (sem confiança), e a maioria dos membros do Senado apoiar o voto de no confidence, o primeiro-ministro ou renuncia de sua posição ou pede ao Governador General a dissolução do parlamento do Canadá para o início de novas eleições.

Nenhum comentário: